Associação das Microempresas,
Empresas de Pequeno Porte e
Empreendedores Individuais de Blumenau
Ciampevi
Você está em: Home » AMPE - Histórico

HISTÓRICO

Ampe Blumenau

 

        A Associação de Micro e Pequenas Empresas de Blumenau nasceu em 29 de março de 1984, fruto do movimento sócio-político apartidário de um grupo de empreendedores visionários oriundos dos pequenos negócios que buscavam a representatividade do segmento, visando alcançar melhores condições de competitividade, nas áreas tributária, legislativa, creditícia, trabalhista e sócio-econômica nas esferas municipal, estadual e federal.

 

A idéia chegou a partir da crise gerada por duas grandes enchentes que arrasaram as cidades do Vale, em 1983 e 1984. Precisávamos unir forças para sermos reconhecidos; além de alterar a legislação em vigor, garantindo crédito mais barato e outros benefícios.

 

A Entidade foi pioneira na organização do movimento associativista de empresas de micro e pequeno porte no Brasil, sendo a primeira a congregar em associação,empresários deste segmento. 

 

Foram membros da Ampe Blumenau que levaram esta idéia a outras cidades e Estados, estimulando a criação do Movimento Nacional da Micro e Pequena Empresa, da Federação Catarinense (que também é pioneira no País) e de outras dezenas de federações e centenas de associações que depois surgiram Brasil afora.


 Graças á luta pioneira dessa Entidade, hoje as empresas do segmento dispõem do sistema do Simples Nacional da Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas e de diversos outros benefícios diferenciados.


A AMPE Blumenau é constituída como Entidade de utilidade pública municipal e estadual  e objetiva desenvolver o corpo de associados através de capacitações, apoio; benefícios, consultorias e projetos voltados ao bem-estar social, econômico e profissional dos empresários de micro e pequenas empresas, bem como da sociedade blumenauense e da microrregião. 


Atualmente a AMPE Blumenau é composta por aproximadamente 1.300 associados para os quais oferece diversos convênios tais como: Assistência Médica; Seguros; Programa de higiene, segurança e medicina do trabalho; Linhas de crédito diferenciadas; Consultas cadastrais; Cursos de pós-graduação e de capacitação; Assistência jurídica, contábil e tributária gratuitas; Descontos para viagens de negócios ou a lazer; Desconto em serviços diversos, além do Programa de Núcleos Setoriais em parceria com a FAMPESC e SEBRAE/SC.



Missão

Representar os interesses e anseios dos associados, promovendo e atuando diretamente em iniciativas voltadas ao desenvolvimento das Empresas de Micro e Pequeno Porte e Empreendedores Individuais, buscando a plenitude do direito constitucional ao tratamento diferenciado e favorecido.

visão

Ser reconhecida por sua excelência como Entidade Associativa de Empresas de Micro e Pequeno Porte e Empreendedores Individuais.

vídeo institucional

Valores

Senso de Interdependência

Nossas relações estão baseadas na cooperação mútua, na integração e no espírito do Associativismo, que possibilita ser uma Entidade forte e representativa, em Blumenau, Santa Catarina e no Brasil.

Comportamento Ético

Como Entidade representativa do segmento empreendedor, construímos nossa credibilidade, pelo trabalho pautando na transparência e no respeito às pessoas, sejam elas  Físicas ou Jurídicas de Direito Público ou Privado.

Compromisso com a Excelência

Uma imagem institucional sólida só pode ser construída com a oferta de produtos e serviços de qualidade e de reconhecida excelência, fazendo sempre o melhor possível para atender os interesses dos Associados.

Respeito à Memória

A imagem institucional e a credibilidade da Associação foram construídas nas conquistas, ao longo de sua história, com voluntariado e abnegação. Assim, respeitamos, preservamos e difundimos nossa memória a todos os públicos com quem nos relacionamos.


« voltar